Amanhã vai ser maior!

Olá caros amigos e amigas leitores e leitoras desse falido blog. Hoje meus parcos e enfumaçados neurônios amanheceram com uma ideia, contudo logo abandonada, pois eu perdi a conta de quantos botões eu apertei, apertaria e continuaria apertando ao longo desse ensolarado e bonito dia. O primeiro foi o do celular, mas dai veio o do telefone de casa, do computador, da televisão e foi indo, indo e como diria o Jardel ou o Dadá Maravilha, foi fondo e assim foi. Pois bem, essa foi só uma ideia que eu tive, assim como eu tive outra (e espero não parar por ai) e é dessa outra que se trata o seguinte texto.

Amigos e amigas leitores e leitoras, não sei se tenho autoridade para dizer isso, pois quem sou eu se não um simples ímpar que escreve e acha que arromba a tarrafinha, mas creio que nossa Ilha querida e amada por uns, odiada e aterrorizada por outros (eu faço dos dois, não nego) vive uma revolução que se espalha pelo ar, assim como outras fumaças, dos escapamentos que não escapam dos engarrafamentos diários, como dos baseados que são fumados nos quatro cantos da cidade. Estava eu pós-almoço vendo o vídeo que Os Skrotes lançaram quando me surgiu no parco pensamento a ideia de comentar o que eu tenho visto e achado legal, novidade, diferente, que, apesar do pouco incentivo que recebemos culturalmente dos nossos idolatrados governantes, vem mostrando-se inovador com qualidade.

A Hommies Crew, que provavelmente vocês já ouviram e/ou estão cansados de ouvir falar, é um nome que vale a pena ser citado. Já nem sei mais quem participou do movimento, mas foi muito legal as iniciativas, sendo de pinturas, da casa na Lagoa, dos murais, das festas e exposições e dos diversos movimentos que eles encabeçaram. Não poderia também deixar de citar a CI, com Nova, Rizo, Vejam e seus afiliados, que mais do que nunca fazem de qualquer pedacinho de concreto um lugar para deixar sua marca. Continuando, temos a dupla San e Noia, Valdi Valdi com seus barcos e moças de cabelos azuis, Azo (porque não?) e seus bonecos doidões, Tim Tchais e muitos, tantos e diferentes outros verdadeiros artistas dos muros, dos stencils, lambe-lambes chegando até as telas pinceladas com tinta óleo, xilogravura e tiras de quadrinhos. Obras magníficas, significativas, representativas e tantos outros “ativas” que embelezam as ruas dessa cidade que sofre com os papéis de moças da vida e populares dentistas. Continuem tracejando e colorindo, meninos e meninas!

Voltando a parte musical, Liu Impalea e seu Circo Quebra Copos com a iniciativa da BatMacumba (se não foi só sua, desculpe-me os outros envolvidos), os DJ que tocam e batalham eletronicamente tanto no 1007, como Jivago e Blues Velvet, casas que certamente deixarão seu nome na história noturna desterrense. @ Célula com seu Clube da Luta sonoro, seu espaço musical e um tantas outras iniciativas. Mar de Quirino, uma banda que faz um rock muito legal. Não poderia deixar de citar Cultivo e seu bom e marcante reggae. Pessoal que faz um samba, do banquinho e violão até o Mercado Público, da travessa Ratcliff que já foi e continua sendo histórica. As velhas e sempre presentes Dazaranha, Irie, Tijuqueira, John Bala Jones, Os Berbigão, Os Chefes, Immigrant, que, mesmo com uma longa estrada e muito tempo de presença, merecem ser citadas, pois certamente o público jovem conhece e respeita o seu som. Besouros da Praia com seu rock beatleatico & cia. Eltin representando o hiphop e fazendo um som bacana e responsa, abordando os lados visíveis e invisíveis de Florianópolis. Para todos, do pessoal do Ufsctock e das festas da UFSC que animam tanta gente até o pessoal que vai até a Palhoça e destrói tudo no Plataforma, passando por Underground, Red Café, Tulipas Bar, Café Matisse e outros memoráveis, parabéns por suas iniciativas sonoras. Vocês são muitos, são loucos e merecem respeito.

Teatro Sim…Por Que Não?!!!, Erro, Zuleika Zimbabue, Terça Insana, Teatro de Quinta e a cena teatral e suas performances maravilhosas, de Stand Up até Lago dos Cisnes, os meus aplausos de pé. Radio Campeche, Radio Tarrafa e outras “piratas”, continuem propagando as ondas que remelexem nossos auto falantes e nossos esqueletos. Pessoal da moda, da tatuagem, Revista Naipe, fanzines, os coletivos, fotógrafos, agitadores, que fazem o diferencial, desde o palhaço que toca pífaro pelo calçadão até aquele cara que é mais um valorizando nossa bernunça e boi-de-mamão. Artistas imensos e diversos, mil parabéns. Pessoal do Passe Livre, da Marcha da Maconha, Marcha das Vagabundas, que mexe com o social florianópolitano e tenta bagunçar um pouco a mente desse povo preso por plins-plins e põe na tela, amarelo. Dos professores estaduais, dos grupos acadêmicos da UFSC e UDESC, Unisul, Estácio e outras instituições que promovem o crescimento. Dos que sobem o morro e auxiliam a comunidade, entre becos e ruelas. Dos que querem fazer nossas gordas bundas levantarem de nossas parcas poltronas e mudar a história da cidade e de nossas vidas. E se faltou alguém, me perdoe, mas certamente se eu não vi suas obras, se não lembrei delas, outros muitos viram, lembraram e ficaram marcados com a beleza e pelo modo como foram atingidos por suas inspirações, vontades e pensamentos. Sei que parecemos poucos e fracos, mas vendo bem, somos muito mais fortes que pensamos. Não podemos parar, pois o pavio foi acesso e nem a caixa d’água do Morro da Caixa pode apagar. E quem quiser começar, demorou. Sejam bem-vindos. Uma sonora salva de palmas para todos.

6 respostas em “Amanhã vai ser maior!

    • hauihauiha

      eu to de boa, jogador. já tenho alguém dentro do coração, ele não tá vazio não. só quis escrever o que acho que é tipo, uma revolução que nõ tinha visto nesses meus 24 anos em floripa. acho que tá surgindo várias coisas diferentes e novas e a galera tá se empenhando nisso. por isso o texto e o parabéns para todos 🙂

  1. dale cido e suas palavras de antilope…. parabens pelas palavras cidao, vamo fazer alguma coisa de velho qualquer hora desas, ficar sentado em uma praça pertubando todo mundo que pasa, caminhar pelo centro, praça 15 huauauha domino … algo do tipo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s